domingo, 4 de novembro de 2007

Companhia



A C.Caç 4641, foi formada no Regimento de Infantaria (RI) 16 em Évora, com destino a Angola, como indica o próprio crachá.
Região Militar de Angola, para a zona de Vila Salazar…

Os militares que a compunham, eram oriundos essencialmente do Regimento de Infantaria (RI) 3 de Beja com origens no Alentejo e Algarve, tendo recebido á presa, um pelotão vindo dum Regimento de Infantaria da Amadora.
Estes, oriundos do centro e norte do Pais.
Á presa porque a revolta do 3 Gs…Gadamael, Guilege e Guidage, em princípios de 1973, levou a que á ultima da hora, fosse-mos desviado para a Guine. Só não fomos enviados para o que de pior se passou em toda a Guiné, porque e, se calhar, o nosso Comandante usou toda a sua diplomacia em defensa dos seu homens. Ficar-mos aquartelados em Mansoa e, apesar das mortes na nossa companhia, foi o melhor que nos podia ter acontecido…os que foram aqui colocados, entre eles o Lemos antigo futebolista do F.C.Porto, que em tempos idos meteu 4 golos ao Benfica foi um dos que passou pelo calvário dum destes aquartelamentos.

Quando acima falo em desvio, eu por exemplo, estive sem dar noticias á família, pelo menos 15 dias.
Nunca comentamos este assunto entre nós nos nossos almoços anuais, mas penso que aos outros deve ter acontecido o mesmo.

Digo revolta dos 3 Gs, porque analisando á distancia o que pesou a perda desta zona na guerra, quase que me atrevo dizer que o 25 de Abril se deve…em muito a esta situação.

A perda, a dureza dos ataques nesta zona nomeadamente neste 3 Aquartelamentos, mais a chegada dos aviões MIG ao cenário de guerra, colocou em risco a vida das medias e altas patentes militares, provocando que oficiais como Otelo, Carlos Fabião e outros a servir naquela província, se envolvessem no movimento do 25 de Abril

Esta minha leitura pode ser abusiva…mas é mais uma.
Outras há, que criadas no sabor e calor do sofá, tem o valor que tem

2 comentários:

fotógrafa disse...

Bom dia,por aqui passei e gostei de ler este reviver de situações, que de boas têm pouco, mas serviram de caminhada e crescimento...
por caá irei passando e já te linkei no meu blog.

jorge fernandes disse...

GOSTASTE DO MEU COMENTÁRIO?DEIXA LÁ
O ESTUPOR DO CÃO E RESPONDE,PORRA.