quarta-feira, 17 de setembro de 2008

13 de Setembro de 2008

Como o previsto, o Almoço de confraternização entre ex-militares da companhia 4641 em serviço na Guiné 73/74, foi um êxito como é norma entre gente da índole deste pessoal.

Aguardo com alguam impaciência de imagem do evento e de alguma palavra sobre o mesmo.

Enquanto vem e não vem, deixo aqui algo sobre um figura, que não sei como o classifique, se de herói ou traidor . Falo de Marcelino da Mata.

Como herói quanto a mim não foi, só me resta classifica-lo de traidor.
Das enumeras façanhas que conta, esqueceu-se de contar que trazia como troféu dos muitos roncos que fazia…as orelhas esquerda/direitas das sua vitimas, muitas dela fazendo parte das populações como é obvio.
Se não foi assim…pelo menos era o que constava nos corredores da guerra.
Sem querer mentir, tenho uma imagem muito difusa desta figura macabra, certo dia em Mansoa. Alguém que se lembre, pode confirmar???


A todos, bem hajam

3 comentários:

jorge fernandes disse...

Ó Fialho.....o Marcelino foi mesmo um herói quer queiras quer não queiras.As operações que efectuou com o seu grupo evitaram muitas mortes de soldados brancos e pretos,
e por isso mesmo é o preto mais condecorado das F.A,S.Quanto às orelhas esquece porque isso é treta.e mesmo assim as populações que estavam no mato, ou colaboravam activamente com os turras ou eram turras,,,e por isso...fuck them.
Acho que se te queres preocupar com o povo da Guiné ,informa-te sobre o que passam hoje e compara.
Outro abraço do,
Fernandes

jorge fernandes disse...

Olá Fialho,
Na lista dos nossos camaradas falecidos,colocaste o VILA-CHÃ,que é uma freguesia de Vila do Conde,
donde era natural e ficou como alcunha.Carlos era ,o resto do nome não me lembro~
Um abraço para ti e outro para o "pulguento".
J.Fernandes
Porto

Irene R Da Mata disse...

olhe meu senhor eu nao o conheco mas acho k os seus filhos nao iriam gostar se alguem fala-se assim de si. Pois entao eu nao gosto k fale assim do meu pai, desde nque a minha mae faleceu k o meu pai foi a baixo e nos nao precisamos de gente invejosa como voce a destruir a imagem heroica do meu pai... se voce quer fama conquis-tea voce mesmo ok?
Irene